Medição de gases



Medição de gases em espaço confinado

Atmosferas potencialmente perigosas

A BERNARDES efetua a medição de gases e a monitorização de atmosferas, visando verificar a existência de agentes químicos perigosos (gases ou vapores) e/ou de explosividade nos locais de trabalho, de modo a permitir que sejam estabelecidas as condições necessárias à realização segura do trabalho, salvaguardando a segurança e saúde dos trabalhadores e a integridade de bens materiais.

Dispomos de medidores de gases portáteis que permitem a medição, no local, de uma vasta gama de gases, permitindo determinar a sua concentração.

As leituras obtidas, aliadas à formação específica dos técnicos, aos seus conhecimentos de equipamentos e instalações industriais e experiência no terreno, permitem avaliar o risco da atividade a realizar e emitir o respectivo relatório.

Onde ser aplica

A deteção e medição de gases pode ser efectuada em vários tipos de instalações industriais, estaleiros ou locais que potenciem atmosferas perigosas, isto é, tóxicas, explosivas, asfixiantes ou a conjugação destas.

Instalações essas que poderão ser constituídas por diversos equipamentos, constituindo ou não espaços confinados, como por exemplo: tanques/esferas, equipamentos de processo (reactores, colunas, digestores), reservatórios, condutas/tubagens, ETAR e sistemas de drenagem, caixas de visita de saneamento, entre outros.

O que midimos

Os nossos medidores de gases portáteis detectam uma vasta gama de gases, destacando-se os seguintes:

  • Metano (CH4)
  • LEL (Metano – limite inferior de explosividade)
  • Dióxido de carbono (CO2)
  • Oxigénio (O2)