E-mail: contato@bernardesst.com.br |

Energias Perigosas

Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP)

maxresdefault

O Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP) é um programa de segurança voltado aos trabalhadores envolvidos em manutenção, assistência técnica e setup de máquinas, equipamentos ou sistemas.

Através de procedimentos, dispositivos específicos e treinamentos, o PCEP garante o controle sobre energias com potencial de risco às pessoas, meio ambiente e instalações, tais como elétrica, hidráulica, pneumática, entre outras. O ato de bloquear é comumente conhecido como LOTO, que vem do inglês LOCKOUT&TAGOUT, e quer dizer bloqueio e etiquetagem.

Elaboração de procedimentos, em conformidade com as normas nacionais a respeito e seus procedimentos internos de Segurança Ocupacional.

Avaliação de suas instalações em relação ao bloqueio de fontes de energia, fornecendo relatório para adequação às normas vigentes.

Treinamento de agentes multiplicadores e transferência de tecnologia. Treinamento de “Pessoal Autorizado” (Authorized Employees) e “Pessoal Afetado” (Affected Employees).

Palestra para lideranças visando o entendimento e o comprometimento.

Elaboração de Procedimentos específicos para o controle de energias perigosas (conforme orientação das normas OSHA) e manuais de divulgação.

Auditoria do sistema de Controle de Energias Perigosas.

Nosso processo de implantação inclui, entre outros assuntos:

  • Sensibilização para a necessidade do controle de energias, incluindo o bloqueio e sinalização. Casos típicos de acidentes por descontrole de energias.
  • Entendendo o porquê desta norma ter sido a mais controversa de Segurança e Saúde nos EUA.
  • Quando e onde deve ser utilizado o controle das energias.
  • Integração do programa com outras ferramentas de prevenção como as Permissões de Trabalho.
  • Instruções de uso dos dispositivos de bloqueio (lockout).

  • Rua da Mata, nº 630
    Marambaia - Belém - PA
    Cep: 66623-710